O adeus especial da Porsche à Audi…

Um dos factores que faz com que o Mundial de Resistência tenha tantos adeptos é a competitividade que existe na corrida, com especial destaque para as formações que lideram o "pelotão": Porsche, Toyota e, até há pouco tempo, a Audi.

Contudo, já por diversas ocasiões estas equipas demonstraram que depois da bandeira do xadrez ser mostrada, a competitividade dá lugar ao respeito. E desta vez foi a Porsche que voltou a dar uma verdadeira lição de desportivismo, num vídeo de homenagem à rival Audi, que este ano abandonou o seu programa de resistência.



O vídeo é uma espécie de resposta ao "clip" que a Audi fez quando a Porsche regressou à competição em 2014 (ver abaixo). Nesse vídeo era possível ver o R18 da Audi sair da sua cidade natal, em Ingolstadt, em direcção a Estugarda para "entregar" uma mensagem à Porsche. E pelo caminho, o Audi ultrapassa um tractor… da Porsche. Tractor esse que agora foi recuperado para a resposta da Porsche.

A fabricante de Estugarda escolheu o mesmo tractor vermelho e o mesmo condutor, que ouve na rádio que a Audi vai abandonar o FIA World Endurance Championship. De seguida, o homem segue para a sede da Porsche e resolve deixar a sua própria mensagem.

E o resultado final é fantástico. Claro que apareceram logo vozes a sugerir que tudo não passou de uma "jogada" de marketing inteligente vinda da Porsche e que isto só aconteceu porque ambas as fabricantes estão sob alçada do Grupo Volkswagen. Porém, queremos acreditar que foi uma mensagem sincera, até porque já não é a primeira vez que a Porsche o faz.

Ainda este ano, quando a marca de Estugarda alcançou a sua 18ª vitória nas míticas 24 Horas de Le Mans, a Porsche divulgou um vídeo onde agradecia a competitividade da Toyota, que a cerca de cinco minutos do final das 24 horas, viu o seu TS 050 baixar o ritmo e parar na recta da meta com falta de energia no motor híbrido, numa altura em que a equipa da Toyota Gazoo Racing liderava com 1m 24s de vantagem sobre o Porsche.



Recorde-se que apesar da Audi ter abandonado o programa de resistência não vai deixar o desporto. A marca de Ingolstadt vai aumentar o apoio à equipa Abt Schaeffler na Formula E (no próximo ano vai transformar-se numa equipa oficial da Audi) e vai permanecer no DTM, sendo que continuará a vender o popular R8 LMS GT3 e o novo RS3 LMS a clientes privados.

Em destaque